BRASĂLIA/DF
âMAIS DA METADE DAS CRIANĂAS DO 2Âș ANO DA REDE PĂBLICA NĂO SABE LER
....Mais da metade das crianças brasileiras que cursam o segundo ano do ensino fundamental da rede pĂșblica nĂŁo sabe ler.
A constatação Ă© do Fundo Internacional de EmergĂȘncia das NaçÔes Unidas para a InfĂąncia, o Unicef e foi feita com base nos dados do Sistema de Avaliação da Educação BĂĄsica, o Saeb, de 2021.
Segundo o Unicef, 56% das crianças de sete anos que frequentam a rede pĂșblica de ensino nĂŁo foram alfabetizadas na faixa etĂĄria esperada.
Além disso, hå outros milhares de meninas e meninos no Brasil que estão na escola sem saber ler e escrever.
O Unicef diz que o cenĂĄrio, que jĂĄ era preocupante antes da pandemia de covid-19, piorou com a crise sanitĂĄria.
Isso porque, o percentual de crianças nĂŁo alfabetizadas no 2Âș ano do Ensino Fundamental na rede pĂșblica saltou de 39,7% em 2019 para 56,4% em 2021.
O ĂłrgĂŁo ligado Ă ONU vĂȘ urgĂȘncia no enfrentamento desse desafio e avalia que duas estratĂ©gias precisam ser adotadas: a primeira Ă© investir em prĂĄticas pedagĂłgicas de qualidade, voltadas Ă alfabetização das crianças que estĂŁo chegando agora aos primeiros anos do Ensino Fundamental, para que aprendam a ler e escrever na idade certa.
A segunda Ă© implementar propostas de recomposição das aprendizagens voltadas a aqueles estudantes que nĂŁo aprenderam a ler e escrever atĂ© o 2Âș ano do Ensino Fundamental, e agora precisam de um apoio especĂfico para aprender, recuperar o tempo perdido e avançar.
Diversos estudos jå provaram que o atraso na alfabetização causa danos profundos.
AlĂ©m de problemas socioemocionais, causa tambĂ©m prejuĂzos na escolaridade como um todo e, consequentemente, taxas mais altas de reprovação e uma tendĂȘncia ao abandono escolar.
Além disso, acaba refletindo, na vida adulta, em piores condiçÔes de emprego e renda